Festival de fotografia "Feira na Foto"

February 15 2012

Festival de Fotografia reúne profissionais e amadores

Jornal "O Liberal" - 02 de fevereiro de 2012

A feira livre realizada aos domingos ao lado da Estação Cultural de Santa Bárbara d'Oeste deverá receber um "ataque" de flashes de câmeras fotográficas durante os próximos meses.

Até o dia 30 de abril, os interessados em participar do 1º Festival de Fotografia "Feira na Foto" podem enviar imagens da feira livre pela internet. 

Depois, os trabalhos serão avaliados por um grupo de jurados, e os 30 melhores das categorias amador e profissional receberão homenagem em cerimônia de premiação, além de ficarem expostos na Estação Cultural.

O evento faz parte das comemorações de 55 anos da Fundação Romi, e já era projeto antigo do curador do concurso, o jornalista e fotógrafo Ginel Flores.

"Há dois anos surgiu essa ideia, pois já tínhamos realizado um festival de vídeos. Hoje em dia, com as mídias sociais, o trabalho audiovisual vem sendo muito divulgado, e nossa ideia é dar oportunidade para que fotógrafos amadores e profissionais possam espalhar o nome da cidade e tentar captar olhares diferentes para a feira livre", explica Flores.

A feira livre montada ao lado da Estação Cultural aos domingos já é tradicional na cidade, e tem início muito antes do sol nascer, por volta das 3h, quando os vendedores e comerciantes começam a montar as barracas. Todas as fotos enviadas para o concurso devem ser feitas nesta feira livre, retratando desde o ambiente em si, até os trabalhadores e outras curiosidades do local.

Inscrições: Segundo Flores, fotógrafos de outras cidades estão convidados a participar e conhecer Santa Bárbara d'Oeste. "Isso é uma das coisas mais interessantes que este festival pode oferecer. Talvez gente que nunca veio para a cidade possa vir por causa das fotos, e, com isso, tenha a chance de conhecer melhor o município e até de querer voltar outras vezes para cá", acredita. Os interessados em se inscrever devem acessar o site da Estação Cultural de Santa Bárbara d'Oeste (www.estacaocultural.org.br). O prazo final para enviar os trabalhos é o dia 30 de abril. Além do curador Ginel Flores, o corpo de jurados que avaliará as fotos será composto pelo jornalista Daniel Sundfeld, o fotógrafo Azael Bild e o representante da Cannon do Brasil, Marcelo Gallo. Todos participam como voluntários. A comissão julgadora do Festival avaliará a beleza estética das fotografias e critérios técnicos como iluminação, enquadramento, foco e outros elementos. Os 30 melhores trabalhos das categorias amador e profissional ficarão expostos na Estação Cultural e os primeiros colocados receberão menção honrosa por suas respectivas participações.

Feira_Portal liberal.com.br
Feira livre realizada em Santa Bárbara D'oeste. (Fonte: O LIberal)

Textos, ensaios, atualidades, notícias, eventos, novidades, equipamentos e um pouco mais sobre fotografia.

Original-logo_capa_black

Original-logo_jrbarretto_www